O PODER DO VERBO (A PALAVRA EM AÇÃO) PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

04/09/2014 11:00

O poder que as palavras possuem nos processos criativos e em nos acionar para alcançar nossos objetivos ou ideais é algo a se pensar e refletir. Há muito já se usam os ditados populares, citações, máximas, provérbios,  mantras, para ajudar a inspirarem os seres humanos a se desenvolverem como indivíduos e no coletivo.

No entanto, o poder de tais palavras, assim como seu impacto, vai além do conhecimento  e do credo popular. Vejam, por exemplo, essa passagem bíblica que remete ao principio  criativo do Universo:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus “(João 1:1)

Talvez isso vá além da nossa compreensão, ainda mais quando nos estendermos  nessa busca pela origem da Vida Humana e nos deparamos com a seguinte informação: “ O Homem foi feito à imagem e semelhança de Deus” ( ).  O Verbo é a palavra em ação.  É a nossa VOZ Interior, do nosso Ser mais profundo, falando a nossa verdade, a nossa vontade. É o Ser, o Querer, o Fazer.  É o nosso processo de Auto Conhecimento e Auto Realização.

Para os mais desprendidos de dogmas, doutrinas e preconceitos, diria os buscadores de uma nova consciência, isso pode significar que temos um potencial divino latente em todos nós. Percebe agora a conexão? Temos em nós o poder criativo que se manifesta, entre várias formas, pela palavra em ação, como nos comunicamos e nos expressamos. Como verbalizamos, ou seja, nossa palavra em ação, o que sentimos, pensamos, desejamos, intencionamos, falamos...

Veja o mantra Gate, Gate , Paragate,  Parasamgate , Boddhi,  Swaha” que significa 

“Prossiga, prossiga,

Prossiga para mais além,

Caminhe adiante com decisão,

Firme-se na Iluminação,

Que Assim Seja, Que Se Manifeste.”

Esse mantra possui uma grande força que se usado em uma meditação, não apenas pode nos ajudar a alcançar nossos objetivos, mas também  serve para silenciar a mente e entrar em estado profundo de meditação. Outro aspecto muito interessante, o MANTRA DA SABEDORIA TRANSCENDENTAL, o GATE, ao ser entoado, protege a mente de todos os medos, o que nos leva ou ajuda a atingir o equilíbrio necessário para  a transição ao estado de iluminação ou luz interna.

Esse mantra é reproduzido maravilhosamente pela Deva Premal, veja nesse link http://youtu.be/s-dRyzwv2jw.

O poder da palavra em ação, o Verbo, é força propulsora que nos move a agir e realizar, a criar a nossa própria realidade. Isso deveria nos levar a refletir a nossa condição como indivíduos e como humanidade. Estamos evoluindo em nossas realizações, feitos, intenções, relacionamentos?  Qual o nosso propósito, nossa razão de ser? Qual o impacto que isso causa na vida de meus semelhantes, nas organizações em que trabalho e frequento? Qual a realidade que estamos criando?

Gosto muito da oração de proteção de São Jorge. Ela pode ser muito útil para nos ajudar a resgatar nossa coragem e nos dar a sensação de segurança e proteção, mesmo em meio as turbulências da vida cotidiana e seus desafios,  para assim  enfrentarmos situações perigosas ou onde nos sintamos inseguros:

 

“Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge

para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem,

tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam,

e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças

se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se

arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge

Jorge é da Capadocia, Salve Jorge “

Uma outra forma de nos expressar é por meio de orações ou invocações, como por exemplo a Grande Invocação do Senhor Maitreya, o Cristo Planetário,  que ao meu ver é um bom exemplo de um pensamento voltado ao desenvolvimento humano:

“ Do ponto de Luz na Mente de Deus,
Flua luz às mentes dos homens.
Desça a luz sobre a Terra.


Do ponto de Amor no Coração de Deus,
Flua amor aos corações dos homens.
Volte Cristo à Terra.

Do centro onde a Vontade de Deus é conhecida,
Guie o propósito as pequenas vontades dos homens;
O propósito que os Mestres conhecem e servem.

Do centro a que chamamos a raça dos homens,
Cumpra-se o Plano de Amor e Luz

E feche-se a porta onde mora o mal.

Que a Luz, o Amor e o Poder
restabeleçam o Plano na Terra."

 

Nessas palavras, que na verdade são muito mais que palavras, são uma verbalização, uma invocação, há um grande poder de querer e vontade em prol de um estado mais elevado de consciência e manifestação do indivíduo, integrando “os céus e a terra”, ou seja, o ser humano se conectando ou religando (religare) com o Ser Supremo, a Fonte Criativa , A Sabedoria Universal. O humano com o Divino. Isso é espiritualidade, é conviver em harmonia  nas quatro dimensões (corpo/material ,mente/mental, emoção/emocional e espírito/espiritual) de maneira sustentável. É o espírito em uma experiência terrena se humanizando, se desenvolvendo, evoluindo. Se divinizando.

E quando falo de espiritualidade é compreender a possibilidade, como intenção e vontade do ser humano se superar, se desenvolver de maneira mais plena, percebendo sua capacidade co-criadora, buscando sua plenitude, assim como, guardadas as devidas proporções, de ser “feito à imagem e semelhança de Deus”.  É viver em nossa plenitude e criar o Paraíso aqui na Terra, a nossa morada.

Se assim foi dito, é hora de revermos nossa manifestação como seres humanos e despertarmos a nossa divindade, o Deus em Ação que há dentro de cada um de nós para melhorarmos nossa forma de pensar,agir e realizar, buscando melhorar nossa relação com as pessoas, seja nas empresas, seja com nossos clientes, fornecedores, familiares, amigos, e mesmo com semelhantes anônimos que passam por nós no nosso dia a dia, pelas ruas, no transito , nos estabelecimentos onde comemos, compramos, nos divertimos ou rezamos...A cada contato, ação, relação, é como se estivéssemos plantando mais uma semente, uma flor nesse jardim chamado casa, lar, vida, humanidade, Terra, Universo, Infinito. Em nosso próprio coração, a casa onde mora o AMOR.

O que pensamos, sentimos, idealizamos, planejamos, está  em nossas mentes e em potencial de se materializar, uma vez que já foi criado e está latente. Quando falamos, ou nos expressamos a respeito , já estamos materializando. Como explicou Stephen Covey, tudo é criado duas vezes, uma na nossa mente, outra quando externamos, seja por colocar no papel, seja formalizando um projeto, seja realizando de alguma forma materialmente. O que estava em potencial, ou estado latente na 4ª dimensão ( pensamento, sonho, ideia) transmigra para a 3ª dimensão ou da materialidade, onde é possível a realização. Essa dimensão é no AQUI e no AGORA.

Assim é importante escolhermos bem nossos pensamentos e palavras, e tanto mais quando os verbalizamos. Alinharmos os pensamentos, com sentimentos (emoção), com a nossa vontade, que é a expressão maior do ser consciente, com a nossa intenção e propósito de Ser ( vida, missão), com valores e princípios, gera uma grande força que em ressonância e harmonia com o movimento do Universo traz-nos o que desejamos.

Uma das Leis Universais é a Causa e Efeito, ou Ação e Reação, assim o que desejamos , ou queremos, quando expresso de maneira assertiva, com convicção, gera uma ação, e essa por sua vez uma reação, uma volta. Outra lei importante do Universo é que o que plantamos colhemos e o tempo da colheita ao Universo pertence. Aí entra a paciência, a fé, o foco e a persistência, pois a ansiedade, a dúvida, só nos afastará dos objetivos e de sua realização concreta.

Mergulhe no seu ser, no seu silêncio, para escutar a voz da sua alma, da sua essência, do seu coração:

 “Quando pensamentos e sentimentos ficam tranquilos como as águas de um lago, eu posso ver através das profundezas. Na quietude, há um fim do pensar e o começo do “ver” o fundo de mim. Apenas então consigo acessar o poder da minha sabedoria, o poder do meu coração amoroso, o poder da minha verdade, para criar o modo que eu viverei minha vida. Que hoje eu fortaleça a qualidade da minha vida ao acessar a profundeza de mim mesmo.”     Brahma Kumaris

Uma outra forma de compreender o poder do pensamento e do verbo, é uma simples explicação feita pelo Dr. Celso Charuri , à qual integrei outros elementos, ao que podemos chamar de Tela Mental, Visualização Criativa, para aquilo que almejamos:

Pensamento gera IMAGEM + Desejo Real + Ausência de Conflitos = Pensamento Materializado

·         Imaginação (imagem mais ação), algo em movimento, como um filme;

·         Desejo Real = Poder de Vontade + Satisfação + Realização;

·         Ausência de Conflitos= Convicção + Fé ( certeza concreta de realização, sem condições, sem “se”).

Essa fórmula, esquema, ou metodologia, é muito similar a da oração.Use sua imaginação e verbalização a seu favor. Não basta pensar positivo ou ser positivista. O que se pensa, se sente, se quer, tem que estar em congruência com a real vontade do ser, o seu poder de vontade. Use essas palavras de poder:

“EU QUERO”,  “EU POSSO”, “EU CONSIGO”, “EU MEREÇO”, “EU SOU GRATO”!

Seja protagonista da sua vida com espírito de gratidão pelas oportunidades, desafios e aprendizado trazidos pela Vida. Manifeste-se com o poder da palavra em ação. Crie sua realidade, transforme-se, evolua, entre em movimento ressonante com o Universo de Todas as Possibilidades!

Vale lembrar que a nossa fé, nossa convicção deve não apenas ser professada, mas também manifesta por ações, obras, para que nos mova adiante, além do que se pode ver com os olhos e tocar com as mãos.  A fé é também aquela voz que nos guia, nos intui, que nos direciona e nos leva além do que o meio comum está fazendo ou onde o coletivo pode estar perdido, em meio as ilusões muitas vezes por nós mesmos criadas.

Que o seu verbo seja sua vontade em ação manifesta e que você faça a diferença em toda e qualquer situação e relação interpessoal.

Deixo vocês com um agradecimento aos meus Mestres que compartilharam o conhecimento e o aprendizado e  um “até breve” nas belas palavras de uma saudação irlandesa :

"Que a estrada se abra à sua frente...

Que o vento sopre levemente às suas costas...

Que o sol brilhe morno e suave em sua face...

Que a chuva caia de mansinho em seus campos...

E até que nos encontremos novamente,

Que Deus te guarde na palma de Suas mãos..."

Ricardo Keller.

Voltar

Contato

Arquitetura do Ser

(11)98397-9027/ 94229-8181

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!